quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tudo o que vamos deixando para trás...



Tudo o que vamos deixando para trás...

A partir do momento em que se tem um sonho, um objetivo e é tomada a decisão de empenhar-se em um novo projeto para alcançá-lo, seja ele um concurso público, uma especialização, um mestrado... enfim,  nunca imaginamos tudo o que podemos atingir. Isso vale para todos os sentidos da vida: família, lazer, grana, relacionamento. Apenas quando estamos caminhando, que vamos percebendo efetivamente o que temos deixado de fazer para alcançar aquilo. O começo da jornada é como um namoro juvenil. Tudo está as “mil maravilhas”, nada tem defeito, nada é difícil, não existem empecilhos. Porém, estes projetos não são concluídos em pouco tempo, e você terá que falar muitos “nãos” e não para por ai, de repente, você poderá ver seus filhos ou sobrinhos crescendo e você não estar tão presente quanto gostaria, pois aquele seu projeto, toma todo o seu tempo “livre”. E quanto mais o tempo (anos, a depender) vai passando, mais as pessoas vão se acostumando com sua ausência, de uma hora para outra nem lhe convidam mais para os eventos sociais, seus filhos/sobrinhos não sentem mais a sua falta, pois afinal de contas, como você os cansou de dizer, eles devem sentir orgulho por você ser uma pessoa tão estudiosa e dedicada e você acaba percebendo que, quase sem querer, você os deixou para trás e colocou todo o seu sonho à frente de tudo isso.

Claro que toda escolha tem seu preço, devemos ter isso em mente, antes mesmo de começar. Por trás de toda grande conquista há um esforço e muitas vezes um esforço que vai além do nosso limite, e dentro deste esforço talvez fazemos coisas que não gostaríamos, mas que fazem parte de um trabalho duro, intenso, dolorido, sofrido, que só veremos resultado lá no final. Durante todo o trajeto é apenas trabalho, trabalho e trabalho.  E é exatamente por isso que muitos desistem, pois não aguentam exatamente esse pequeno detalhe: DETERMINAÇÃO. O esforço tira o homem da sua zona de conforto e faz com que ele seja obrigado a ser muito mais forte do que a carne dele mesmo aguenta, muito mais forte do que o sentimento dele requeira, e ele tem que falar não e ir, simplesmente ir...

Porém cuidado, existem muitas vidas ao redor da nossa vida, cabe a você caro leitor, apenas a você compreender o quanto tênue é esta linha. A única certeza que temos, ainda que num bom e velho clichê, é: o que você deixou para trás, você já perdeu, não voltará.  O amanhã é uma dúvida. E o hoje é a sua única certeza. Então, ainda que por dez minutos, entre um compromisso e outro, lembre do bom e velho abraço, da eterna ligação e a sensação de ouvir do outro lado aquele “alô” , daquele recadinho na geladeira, de um pedido de desculpas, um eu te amo  e por fim (se é que tem fim) daquela oração no final do dia para agradecer, apenas AGRADECER,  pois existem pessoas que realmente gostariam de estar onde você esta neste momento, pelo simples fato de poderem sonhar.

Colaboradora,

Graziele Lins Brasil